Renavam 2018 Detran BA

Renavam é a sigla correspondente ao Registro Nacional de Veículos Automotores. Ele é formado por uma série de números que compõem um código que funciona como uma carteira de identidade do automóvel.

O Detran BA associa e registra a esse código informações essenciais sobre o veículo, como nome de seu dono, características físicas do automóvel, emplacamento, transferências de proprietários e estados, inclusive eventuais pendências. Por isso, o código serve para identificar o veículo junto ao Detran BA, possibilitando regulamentá-lo, inclusive aplicar multas e demais autuações ao motorista e proprietário.

Justamente por trazer informações sobre um determinado automóvel, o Renavam é um código único, que não pode ser alterado ou duplicado. Por isso, não há vários veículos com o mesmo Renavam. Como traz informações detalhadas sobre o carro, o código pode ser utilizado para consulta de dados pelo proprietário do veículo ou então por terceiros, contanto que saibam o Renavam.

Como saber o Renavam do carro?

O Renavam pode ser obtido de modo simples, sem ter de visitar o Detran BA. Para isso, basta verificar o canto superior da CRLV, isto é, a Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo.

Outra forma de saber qual é o código é verificando documentos de transferência de proprietário ou de estado, caso o automóvel já tenha passado por esses processos junto ao Detran do estado.

Consulta Renavam 2018 Detran BA

A consulta Renavam 2018 pode ser realizada em seu lar, de forma simplificada, sem ter de enfrentar filas de esperada no Detran BA ou perder horas preciosas do seu dia!

Para efetuar a consulta Renavam BA, basta acessar o site oficial do Detran BA, no endereço www.detran.ba.gov.br. Depois, é só seguir essas orientações para finalizar o processo:

  1. Posicione o mouse sobre “Serviços”, no menu principal da página inicial do site do Detran BA;
  2. Clique em “Serviços Online”;
  3. Em “Para o Veículo”, clique em “Situação do Veículo”;
  4. Selecione a opção “Renavam”, no item “Pesquisar por”;
  5. Informe o número do Renavam no campo indicado;
  6. Selecione “Não sou um robô”, para autenticação de acesso;
  7. Clique em “Pesquisar”.

A próxima página trará informações detalhadas sobre o veículo, como dados cadastrais, multas sofridas, licenciamentos, infrações cometidas e débitos envolvendo impostos.

Vale lembrar que é importante ter em mãos o código do Renavam para efetuar a consulta. Caso não possua essa informação, procure-a na CRLV ou peça para o proprietário do veículo.

Quando consultar Renavam 2018 Detran BA?

Sempre acompanhar o Renavam 2018 junto ao site do Detran do estado é essencial para ter maior conhecimento sobre o veículo, podendo solucionar problemas de maneira rápida e antecipada.

Porém, não é somente no controle de informações que a consulta Renavam 2018 se aplica. Há casos especiais em que a verificação de dados se faz obrigatória. Conheça, a seguir, quais são essas ocasiões.

Compra de veículos usados e seminovos

Há quem passe anos economizando para realizar o sonho de ter um carro, ainda que seja um usado ou seminovo. Em negócios assim, há proprietários que não entregam informações essenciais sobre o carro, o que pode ser perigoso para o novo dono.

Caso haja pendências associadas ao veículo, elas podem ser transferidas ao novo proprietário, gerando problemas e gastos inesperados. A melhor forma de se precaver e evitar esse tipo de situação é realizando uma consulta Renavam 2018.

Desse modo, dá para identificar se as informações fornecidas no processo de compra batem com o que o Detran BA possui, bem como se há débitos antigos que precisam ser quitados, solucionando essas questões antes de fechar negócio.

Eliminação de risco de golpes

Há criminosos que se aproveitam do descuido dos motoristas, encaminhando a eles boletos de multas para serem pagas quando elas nem ao menos foram cometidas.

Uma maneira de não ser vítima desse tipo de golpe é realizando a consulta Renavam no site do Detran BA quando receber algum boleto em casa. Ao código também são associadas informações sobre infrações e multas, portanto, se elas realmente existirem serão mencionadas no site.

Conhecimento e quitação de débitos

O brasileiro é obrigado a pagar inúmeros impostos por ano que às vezes se esquece de pagar algumas taxas obrigatórias associadas aos veículos, como o IPVA e o seguro obrigatório.

Essa pendência pode gerar algumas complicações junto ao Detran BA, como a impossibilidade de realizar licenciamentos, além de ter de pagar multas e juros para regularizar a questão.

Por isso, sempre que possível consulte o Renavam e verifique se algo precisa ser resolvido ou quitado, para não gerar problemas mais complexos jun


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply