Licenciamento Veículos Detran RR

Todo ano, a maioria dos cidadãos brasileiros detentores de um veículo automotor sabe de suas responsabilidades sobre os tributos que recaem sobre este meio de transporte. O licenciamento, por exemplo, é um deles. O Licenciamento Veículos Detran RR é o serviço pertinente aos motoristas do estado de Roraima e é obrigatório.

O licenciamento se dá através da nova emissão, anualmente, do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – o conhecido CRLV.

Licenciamento Veículos Detran RR

Como dito, o licenciamento é obrigatório, ou seja, é um pagamento anual que é fundamental para todo motorista brasileiro – não somente para você que mora em Roraima.

O CRLV, documento que atesta a regularização do licenciamento, deve estar sempre de posse do condutor. Isso quer dizer que, ao sair com seu veículo, você deve estar em poder desta documentação para apresentar caso for parado em alguma fiscalização de trânsito.

Se você está com dúvidas sobre a situação do seu automóvel quanto ao pagamento do Licenciamento Veículos Detran RR, saiba como é simples fazer a consulta deste elemento através do site oficial do Detran de Roraima.

Veja só os passos abaixo:

  1. Entre no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima, entidade responsável pelo trânsito deste estado: https://www.rr.getran.com.br/site/,
  2. Na página inicial, acesse “Consulta de Débitos do Veículo”, na lista de opções ao lado esquerdo da tela, logo abaixo de “Home” e “Lista de Artigos”,
  3. Ao deixar carregar a página, você terá dois campos para preenchimento, que são a “Placa” e o “Renavam”. Clique no quadro para validar a consulta e aperte em “Consultar”.

Caso você esteja com o débito pendente quanto ao licenciamento, você terá a informação na tela. Se isso acontecer, trate de quitar sua dívida imediatamente! O extrato para pagamento é enviado através dos Correios para a sua residência cadastrada no sistema do Detran RR.

Lembre-se de sempre pagar antes da data de vencimento para ganhar possíveis descontos e evitar multas. Para conseguir quitar sua dívida, você precisa pagar qualquer pendência em multas, por exemplo.

Caso você não receba o extrato ou precise solicitar a segunda via dele, dirija-se a uma unidade do Detran RR para solicitar informações e emitir o boleto.

O novo CRLV será enviado após alguns dias depois da confirmação do pagamento. Lembre-se que o licenciamento do seu veículo envolve também o seguro DPVAT e o IPVA – esteja em dia com a lei do seu país!

Licenciamento: Consequências Do Não Pagamento!

Se você está circulando com seu veículo sem ter pago o licenciamento, acredite: você está cometendo uma infração de trânsito de natureza gravíssima!

Isso significa que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  1. Você acumula 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH),
  2. Você terá de pagar a multa no valor estipulado pelo CTB para a infração daquela natureza,
  3. O veículo será apreendido e remoção até ao pátio do Detran até que se regularize a situação.

Esses dados podem ser encontrados no Art. 230 do CTB. Você terá de pagar todas as pendências do seu automóvel para tê-lo em mãos novamente.

Garanta que o seu carro, moto ou caminhão esteja dentro da lei, podendo circular pelas estradas do país sem qualquer problema. O CRLV serve para regulamentar e fiscalizar os veículos terrestres que estão realmente aptos a rodar pelo Brasil.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply