Licenciamento Veículos Detran MG 2018 – Como Consultar e Pagar

Entre as obrigações dos proprietários de veículos do estado de Minas Gerais está o Licenciamento de Veículo. Ele é um imposto um pouco mais em conta quando comparado aos outros, que assim como ele são obrigatórios. É importante deixá-lo sempre em dia, pois o atraso ou não pagamento pode resultar em multas e até pontos na carteira.

Ele também é conhecido como CLRV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo e pode ser popularmente chamado de documento do carro.

O Que é o Licenciamento?

É o documento que permite o motorista trafegar livremente em todo o país. A fiscalização do mesmo é feita pelo Detran de cada estado, sendo em Minas Gerais responsabilidade do Detran MG.

Ele é essencial para a segurança tanto de motoristas, quanto de pedestres. Isso porque ele é liberado apenas para veículos que possuem pelo menos as mínimas condições de trafegar com segurança pelas ruas. O que evita acidentes no trânsito.

Não Pagamento do Licenciamento

Para fazer o licenciamento do veículo é necessário estar também com o IPVA em dia. Caso seja pego com o documento vencido, poderá receber 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de ficar vulnerável à possíveis multas. O carro poderá até mesmo ser retido.

Para ter o veículo de volta, será necessário:

  • Pagar a multa.
  • Solicitar e pagar o licenciamento (ou apresentá-lo caso o motorista já o possua).

Para quem possuir o licenciamento, mas este estiver vencido, é preciso pagar a anuidade para recuperar o automóvel. Após ter regularizado toda a situação diante do Detran MG o veículo é devolvido.

Licenciamento em 2018

A taxa para o próximo ano ainda não foi divulgada, porém é um dos menores impostos que envolvem o veículo e sempre tem uma média de aproximadamente R$ 100,00.

Porém, quando estiver disponível, você pode consultá-lo seguindo o passo a passo que montamos para você.

  1. Primeiramente acesse o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda, clicando no link a seguir, ou copiando a URL e colando no seu navegador http://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoTaxaLicenciamentoVeicular.action.
  2. Preencha com o código RENAVAM o campo solicitado. Essa informação pode ser encontrada logo no topo do seu CRLV (o popular documento do carro).
  3. Selecione o ano de exercício através das opções disponíveis.
  4. Digite o código gerado automaticamente no site e em seguida clique em “Continuar”.

Consultar e Pagar o Licenciamento do Site do Detran

Para realizar a ação, tenha em mãos o comprovante do pagamento do IPVA do ano atual e anterior (caso possua). Tenha em mãos também o comprovante atual de pagamento do DPVAT, comprovante de pagamento de multas e por último o recolhimento da taxa de vencimento.

  1. Acesse o site Oficial do Detran MG, clicando no link ou copiando e colando a seguinte URL no seu navegador: https://www.detran.mg.gov.br/
  2. Localize e clique na aba “Veículos”.
  3. Na nova página localize a seção “Taxas/ IPVA/ Seguro (DPVAT). Dentre as opções disponíveis escolha”Taxa de Licenciamento Anual”.
  4. Na nova tela você terá todas as informações necessárias, como por exemplo: prazo final de pagamento, opções de pagamento e explicações.

Visualizar a Situação Atual do Veículo

  1. Clique novamente em “Veículo”.
  2. Clique em “Consulta da Situação do Veículo”, que estará localizado na coluna “Situação do Veículo”.
  3. Preencha os dados solicitados. Você vai precisar do chassi, placa do veículo e digitar os números aleatórios gerados automaticamente pelos sites. Veja na imagem abaixo:
  4. Na nova tela que irá carregar basta clicar em “Pesquisar” para consultar seus débitos e pendências.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply