IPVA 2018 Detran DF: Como realizar a consulta!

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos, cobrado anualmente, é obrigatório para todos os proprietários de qualquer tipo de automóvel que circule pelas ruas brasileiras. Cada estado é responsável por realizar a cobrança de seus moradores, assim como o Detran de cada região.

É importante que o pagamento desse imposto seja realizado corretamente, dessa maneira o estado possui dinheiro para realizar obras e implementar melhorias nas ruas e estradas de cada região. Veja aqui como conseguir realizar a consulta e o pagamento do seu IPVA dentro do estado do Distrito Federal.

Consulta IPVA DF

Você pode realizar a consulta da situação do seu IPVA por meio do site oficial do Detran do Distrito Federal, essa plataforma foi desenvolvida para facilitar o processo de algumas consultas, além de poupar tempo e procedimentos.

Acompanhe o passo a passo explicativo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do Detran DF por meio do seguinte link: http://www.detran.df.gov.br/;
  2. Agora clique na opção “Consulta veículo” conforme a imagem abaixo;
  3. Nessa nova página que irá se abrir, você precisa colocar os dados correspondentes ao veículo que quer realizar a consulta, incluindo placa e o código Renavam, clique em “Consultar”;

Dessa maneira você obtém todos os registros pendentes do seu automóvel além do IPVA, incluindo licenciamento e DPVAT também. Lembre-se que é importante manter seus pagamentos em dia para que sua situação se mantenha estável perante a lei.

Aqui você também tem acesso a consulta de multas e outras pendências existentes no seu veículo. Fique sempre atento em relação aos seus pagamentos, dessa maneira você contribui para a arrecadação do seu estado e também para que não exista complicações nos próximos pagamentos.

Porque pagar o IPVA DF?

Esse pagamento deve ser realizado nos dias correspondentes corretamente, dessa maneira, o motorista fica em dia com seus pagamentos, assim como contribui corretamente com os valores necessário para o estado.

Caso o procedimento não seja realizado da maneira correta, o motorista está sujeito a arcar com gastos excessivos com juros, multas e taxas com valores altíssimos, correr o risco de ter o veículo apreendido e também dificuldades na hora de conseguir um crédito e até mesmo renovar o seguro do carro, pois o nome estará sujo.

É importante lembrar que o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado em algumas vezes, tudo vai variar de acordo com o valor do veículo e do imposto cobrado.

Por meio do site oficial e do procedimento indicado acima, é muito simples de conseguir ter os pagamentos em dia, assim como sempre realizar as consultas quando necessário. A segunda via pode ser retirada lá da mesma maneira que o tutorial explicativo acima, basta ficar atento as datas.

Você pode realizar essa consulta também caso vá realizar a compra de um veículo usado, dessa maneira, não terá nenhuma surpresa de débitos pendentes ou de multas também. Esse processo é gratuito e muito simples de ser realizado, basta ter a conexão de internet e um dispositivo que realize essa consulta.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply