Detran TO – Multas, IPVA, CNH – detran.to.gov.br

O Departamento de Transito é o órgão que cuida do trânsito, rege as leis, aplica multas aos motoristas infratores e cuida das vias. Quaisquer ações relacionadas ao trânsito, devem ser feitas e solicitadas juntas à eles.

Cada estado tem o seu próprio departamento, e o de Tocantins é o Detran TO. Muitas das ações necessárias podem ser feitas no próprio site oficial que é o www.detran.to.gov.br. O site é bem fácil de mexer e bastante intuitivo.

Ao longo do texto vamos explicar mais sobre os procedimentos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sobre multas e o imposto obrigatório – IPVA do Detran de Tocantins. Cada estado tem o seu próprio site, e o procedimento varia de um para outro.

Multas Detran TO

As multas são aplicadas quando os motoristas cometem infrações. Muitas vezes elas ocorrem por falta de atenção. Então recomendamos acessar o site regularmente, para que você esteja sempre em dia com seus documentos e quitações do veículo.

Para consultá-las você pode acessar o portal online do Detran. É preciso ter em mãos o RENAVAM e a placa do veículo. Siga o passo a passo do tutorial abaixo, que montamos para você:

Como consultar suas multas

  1. Primeiramente acesse o site oficial do Detran TO. Para isso basta clicar no link a seguir, ou copiar e colar a URL no seu navegado http://detran.to.gov.br/;
  2. Já na página inicial você irá ver um menu lateral com várias opções. Escolha e clique em cima da Categoria “Infrações” , conforme mostra a imagem abaixo;
    consulta renavam detran to
  3. Para saber o valor de cada infração, clique em “Tabelas de infrações”;
  4. Se caso você queira ver as infrações cometidas no seu veículo clique na opção “Renach/Renainf/Renavan/SNG” e depois clique em “RENAVAM”, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores.
    como consultar renavam detran tocantins
  5. Irá carregar uma nova página e nela basta digitar as informações solicitadas – RENAVAM e a placa do veículo.

Lembre-se que todas as multas e infrações ficam atreladas ao veículo no qual a multa foi cometida e não a CNH. Então todos os pontos serão descontados da Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do automóvel.

É importante quitar todas as multas, pois somente assim será possível renovar o licenciamento de veículo. Sem ele o carro pode ser apreendido e levado para o estacionamento do Detran. Para recuperá-lo é necessário pagar todos os débitos relacionados ao RENAVAM, além de pagar também as diárias de quando o veículo ficou lá.

Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA

É um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos. É uma obrigação perante os estados e o valor arrecadado é usado para o trânsito, sinalização e inclusive para a saúde, escolas e outra melhorias.

Do valor total da arrecadação 50% do valor fica dentro do próprio estados e outra metade vai para a Secretaria de Estado da Fazenda. Você pode consultar a situação do seu IPVA diretamente no site oficial. Veja abaixo como:

Como Consultar o IPVA Tocantins

  1. Primeiramente entre no site oficial do Detran TO http://www.sefaz.to.gov.br/;
  2. No canto inferior direito da tela clique na opção “IPVA”, conforme a imagem abaixo;
    consulta ipva detran to
  3. Selecione novamente o opção “IPVA” e digite o código RENAVAM do veículo;
  4. Na janela a seguir você terá todas as informações necessárias. Basta então escolher a opção desejada “Imprimir boleto” ou “Imprimir segunda via”;

fazer a consulta do consulta ipva detran tocantins

Agora é só fazer o pagamento até a data do vencimento. Após quitá-lo você poderá repetir o procedimento para ver se o sistema já deu baixa do pagamento.

CNH TO – Carteira Nacional de Habilitação

Para dar abertura ao procedimento de CNH é necessário que o cidadão tenha mais de 18 anos, seja alfabetizado (saiba ler e escrever), possua documentos de RG e também CPF. Ao se enquadrar nesses quesitos ele poderá iniciar o processo.

Para iniciar o processo leve seu documento de RG e comprovante de residência (original e cópia). Depois disso ele precisará ser aprovado no exame psicotécnico em clínicas autorizadas. O candidato precisará passar por testes médicos de visão, pressão e capacidade motora. Aqueles que tiverem doenças, como epilepsia serão reprovados. Dependendo do caso, uma nova avaliação poderá ser agendada.

Depois de aprovado na primeira etapa é hora das aulas teóricas, são 45 horas – aulas e o aluno passará por uma prova autenticando que adquiriu o conhecimento ministrado em  sala. Se aprovado, será hora de cumprir 20 horas-aulas (incluindo aulas noturnas de direção), ele aprenderá na prática a conduzir o veículo e fazer a baliza. Depois disso ele estará pronto para fazer o exame.

Ao ser aprovado em todas essas categorias, ele receberá no prazo de 15 dias sua CNH provisória. Após um ano, se não cometer nenhuma infração grave ou duas médias ele finalmente irá adquirir a carteira definitiva.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply