Detran SC – Multas, IPVA, CNH – detran.sc.gov.br

O Detran, que significa Departamento Estadual de Trânsito, é um órgão popularmente conhecimento por fiscalizar o trânsito e motoristas, aplicando autuações no caso de infrações.

Curiosamente, cada estado do país tem um Detran. Em Santa Catarina, o órgão é responsável por realizar as atividades já citadas, mas também tem outras obrigações. Conheça, a seguir, mais detalhes sobre o Detran SC!

Detran Santa Catarina

O conhecimento da maioria da população sobre o Detran tende a ser limitado, especificamente quando se fala da atuação do órgão e suas obrigações. Embora faça fiscalizações, o Detran SC também atua em:

  • Certificação do cumprimento de normas e leis de trânsito nacionais, aplicando sanções a quem pratica infrações;
  • Formação e reciclagem de condutores, além de realizar eventos e campanhas para conscientização e educação sobre questões inerentes ao trânsito;
  • Solução de processos burocráticos, como emissão de documentos, licenciamentos e emplacamento de veículos;
  • Fiscalização de documentos e registros, assim como inspeção e vistoria de automóveis, para atestar o cumprimento de normas de segurança;
  • Garantia da instalação e manutenção de sinalizações em vias públicas, para assegurar a ordem no trânsito.

IPVA 2018

IPVA é a sigla utilizada para designar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Esta é uma taxa paga por todos os proprietários de veículo anualmente, não importa qual seja o tipo de automóvel em questão.

O imposto tem valor definido por órgãos públicos e sempre é equivalente a uma porcentagem do preço de mercado do automóvel. Em alguns casos específicos, o proprietário pode ser isento.

É possível ter conhecimento do valor do IPVA e data de pagamento através de uma carta que é encaminhada pelo Detran SC pelos Correios. Tome cuidado com anúncios e boletos enviados por e-mail, porque o órgão não adota essa medida de comunicação.

Se preferir, também existe a possibilidade de verificar informações no site do Detran de Santa Catarina, utilizando dados como placa e Renavam do veículo, que pode ser obtido no CRLV.

O índice de pessoas que se esquecem do IPVA e não pagam o imposto em dia é grande, mas é essencial não cair nesse erro. O motivo é simples: as multas e juros são altíssimos.

Além disso, o não pagamento do imposto gera um risco que todo proprietário não quer correr, o de apreensão do veículo caso seja identificado pelo Detran SC / agentes de trânsito. Por isso, sempre acompanhe informações sobre o IPVA e pague a taxa em dia.

CNH

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento emitido pelo Detran e tem como finalidade comprovar que o motorista realmente tem conhecimento teórico e prático para conduzir automóveis.

Tirar a CNH exige paciência e dinheiro, afinal, o processo é um pouco longo e demanda o pagamento de taxas e de cursos, o que acaba por elevar o total gasto para obter o documento.

O primeiro passo para tirar CNH é se dirigir ao Detran SC para solicitar o documento, fazer cadastro, colher dados pessoais e pagar as taxas iniciais do processo. Em seguida, o candidato deve fazer os exames médico e psicológico.

Depois, são realizados os cursos de formação de condutor em autoescola e as provas teórica e prática. Se aprovado, o candidato receberá uma permissão para dirigir e depois poderá solicitar a CNH definitiva junto ao Detran.

Multas

Todas as vezes que pratica alguma infração a leis de trânsito o motorista sofre autuações do Detran SC, recebendo multas e pontos na CNH. O próprio órgão comunica as penalidades em carta encaminhada pelos Correios, mas o motorista pode acompanhar essas informações no site do Detran, para ter melhor controle e evitar complicações.

Detran SC Online

O Detran SC facilitou a vida dos motoristas disponibilizando parte de seus serviços online. Isto significa que é dá utilizar a plataforma do órgão para resolver pendências sem ter de sair de casa.

Na lista dos principais serviços oferecidos no site do Detran SC estão consulta de débitos e pendências associadas ao veículo, utilizando o Renavam, além de verificação de dados sobre multas.

Outros serviços são aqueles associados à CNH, como consulta de pontuação acumulada e etapas para emissão do documento. É possível obter guias de pagamento, consultar andamento de processos de habilitação e resultado de provas.

Quer verificar se há alguma pendência associada ao veículo ou CNH? Neste caso, não deixe de acessar o site www.detran.sc.gov.br. Logo na página inicial há os serviços disponíveis e o que precisa ser informado para realizá-los.

Utilizar o site do Detran SC é maneira mais simples de controlar informações relevantes sobre o veículo, principalmente para confirmar multas e débitos, evitando ser vítima de golpes.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply