Detran RO – Multas, IPVA, CNH – detran.ro.gov.br

O Detran é a sigla referente ao Departamento de Trânsito. O órgão pertence ao governo estadual, ou seja, cada estado  tem o seu próprio Detran. Isso serve para descentralizar o poder, possibilitando que ele seja mais efetivo nas suas prestações de serviços. Porém todos seguem as mesmas diretrizes.

No estado de Rondônia o Departamento de trânsito da região é o Detran RO. Assim como no resto do Brasil, é ele quem forma novos condutores, aplica multas aos motoristas infratores, cobram o imposto dos automóveis e fiscalizam o trânsito de forma geral.

Vários dos serviços ralizados pelo Detran RO estão disponíveis no site oficial. Como o departamento muda de estado para estado, o mesmo acontece com o site do órgão. Hoje vamos ensinar vamos ensinar como solicitar a segunda via da CNH, consultar suas multas e IPVA no estado de Rondônia. Basta continuar a leitura do texto:

Multas Detran RO

As multas são aplicadas como uma forma de punição aos motoristas infratores. Dependo da gravidade de cada caso, o valor do preço da multa, pontos acumulados e punições podem variar. Em alguns casos até mesmo o veículo é retido e o motorista pode ser apreendido.

Para recorrer à multas consideradas indevidas pelo motorista, ele deve recorrer até a sede do Detran RO. Isso porque os procedimentos necessários são um pouco mais complexos. Mas você pode consultar seus pontos na carteira e ver as multas pendentes pela internet. Veja no tutorial abaixo como:

  1. Primeiramente acesse o site oficial do Detran RO através do link a seguir. Basta clicar nele ou copiar e colar a URL no seu navegador: https://consulta.detran.ro.gov.br/CentralDeConsultasInternet/Software/ViewConsultaVeiculos.aspx;
  2. Informe a placa e RENAVAM do seu veículo nos campos solicitados, conforme mosta a imagem abaixo;
  3. Selecione a caixa “Não sou um robô” e clique em “Continuar”.

E então você terá as diversas informações sobre o seu veículo, pontos na CNH e multas.

IPVA Rondônia

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um pagamento obrigatório à todos os proprietários de veículo. A arrecadação é responsabilidade do estado, no caso da Rondônia, e metade do valor pago fica para o estado, enquanto a outra metade vai para a Secretaria de Estado da Fazenda.

O valor total é usado para melhorias, mas não só do trânsito, sinalização, vias e transporte. São feitas diversas outras melhorias, como na educação e saúde. Por isso é importante pagá-lo em dia. A taxa é anual e você pode consultar a situação do seu IPVA diretamente no portal online do Detran. Veja como:

  1. Primeiramente acesse o site oficial do Detran pelo link https://www.detran.ro.gov.br/;
  2. Espere a página carregar e role até uma faixa azul, então selecione a opção “Veículos”, conforme mostrado na imagem abaixo:
  3. Então preencha com os dados solicitados: código RENAVAM e placa.

Pronto! Uma nova página irá carregar com todas as informações do seu veículo, inclusive débitos pendentes. Você pode consultar outras informações pertinentes, como:

  • Verificar a situação das multas;
  • Situações de taxas cobradas;
  • Verificar o pagamento do IPVA;
  • Ver pendências de documentação.

Como Tirar a CNH RO

Para estar apto a iniciar o processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é preciso ter mais de 18 anos e saber ler e escrever. Ele deve se dirigir até o Detran com documento de identificação com foto e comprovante de residência, tanto original quanto com foto. Depois será paga uma taxa para abertura do processo.

O primeiro passo é passar por aprovação psicotécnica e médica, garantindo assim que o aluno está em condições saudáveis fisicamente e psicologicamente para dirigir.

Após ser aprovado em ambos, ele iniciará as aulas teóricas e ao final deverá fazer um exame para comprovar que aprendeu todo o conteúdo ministrado em sala. Depois disso o aluno precisará fazer 20 horas aulas, que devem incluir também aulas noturnas. Depois de concluir todas elas, ele poderá realizar o exame prático. Caso seja aprovado a CNH provisória deverá chegar em cerca de 15 dias no endereço solicitado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply