Detran MG – Multas, IPVA, CNH – detran.mg.gov.br

Um dos órgãos do governo de cada estado mais utilizado por motoristas é sem dúvidas o Detran – Departamento Estadual de Trânsito. Cada estado possui um responsável pelas ruas, estradas e rodovias que estão dentro das suas fronteiras, assim como não é diferente com Minas Gerais.

O portal online do site oficial do Detran MG existe para facilitar a vida de muitos motoristas desse estado. Hoje em dia não é mais necessário ir até o Detran físico para resolver a maioria das questões. Veja aqui o procedimento simples e fácil por meio de um passo a passo simples.

Consulta Multas Detran MG

Realizar a consulta de suas multas é uma obrigação do condutor para manter sempre em dia suas pendências, além de se adiantar e não precisa encarar juros altíssimos. Uma maneira simples de realizar a sua consulta de multas no Detran MG existe dentro do site, veja abaixo como funciona o procedimento:

  1. Primeiramente, você deve acessar o site oficial do Detran MG, clique aqui para ser redirecionado automaticamente para lá;
  2. Agora, clique em “Infrações” na parte superior do site, conforme imagem abaixo:
  3. Clique na opção “Consulta de processo – condutor infrator”, como a imagem indica abaixo:
  4. Preencha as lacunas em branco com o seu número de Renavam ou com os dados correspondentes a placa do seu veículo, depois clique em “Pesquisar” como imagem indicativa:

Pronto, agora você vai conseguir ver todas as multas que cometeu e também realizar a emissão do boleto ou outro meio de pagamento para quitar suas pendências perante o governo. Lembre-se sempre de realizar essa consulta frequentemente, dessa maneira você fica livre de correr riscos maiores com multas acumuladas ou ter que passar por uma reciclagem.

Consulta do IPVA

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores que todo proprietário de algum tipo de automóvel deve pagar anualmente para circular pelas ruas de maneira legalizada.

Geralmente a cobrança do IPVA é enviada via Correios, porém algumas pessoas não recebem a carta, se esquecem ou preferem realizar essa consulta previamente pela internet. Veja aqui como funciona esse procedimento e se adiante.

  1. Acesse a página inicial do site Detran MG e clique em “Veículos” como a imagem abaixo demonstra:
  2. Depois Clique em “IPVA 2017” como imagem indicativa:
  3. Agora você deve selecionar qual a opção que quer realizar a sua consulta, pela marca ou modelo do veículo, ou também pelo código RENAVAM:

Preencha as lacunas em branco com os dados solicitados que você escolheu e verifique a sua situação do IPVA. Caso você já tenha realizado o pagamento, irá aparecer que está tudo ok, do contrário, emita o boleto e pague dentro do prazo ou será necessário arcar com os juros altos.

Por isso é sempre importante realizar essas consultas frequentemente, dessa maneira você fica em dia com suas obrigações como motorista e ainda não vai precisar desembolsar mais dinheiro para conseguir pagar suas pendências.

Carteira nacional de habilitação

Aqui no Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitação, ou como é vulgo conhecida, a CNH, é preciso atender alguns pré requisitos prévios, entre eles:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ser alfabetizado;
  • Possuir RG, CPF e um comprovante de residência.

Diferente da maioria dos estados, você precisa dar entrada no seu processo de CNH inicialmente pelo site oficial do Detran MG, para ir até essa página, clique aqui.

Lá você vai precisar preencher algumas lacunas com os seus dados pessoais como: RG, Órgão expedidor, CPF, data de nascimento e responder corretamente o código de segurança.

Depois você precisa ir até a unidade que realizou o agendamento no dia indicado, lá você vai fazer a coleta das suas digitais, fotografia e a assinatura do documento.

Depois disso você segue o procedimento normal de ter que passar no psicotécnico, agendar o exame psicológico, realizar as aulas teóricas, práticas e depois realizar o teste prático. O processo costuma demorar entre 4 meses se não houver reprovação, portanto, fique preparado para disponibilizar um bom tempo do seu dia nessa etapa.

No site do Detran MG você ainda pode encontrar a solução para muitas outras dúvidas, acesse e fique por dentro do conteúdo ali existente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply