Consulta IPVA Detran PE 2018 – Como pagar, Retirar 2 via e Tabela

O IPVA (Imposto de Propriedade de Veículo Automores) é uma obrigação de todos os brasileiros que possuem veículos,  o valor varia conforme cada estado podendo corresponder até a 1% do valor do valor do automóvel informado pela Tabela FIPE. Para os pernambucanos não é diferente,  o IPVA 2018 do Detran PE logo chega e é preciso estar preparado para os altos valores das parcelas.

Para 2018 o Detran PE propôs antecipar  o recolhimento das parcelas que geralmente tinham o inicio da cobrança para metade do ano ou um pouco antes. No entanto, por este período já conter muitas taxações como o IPTU, escolas particulares e outros gatos, o governo acredita que será mais fácil o pagamento se tiver alguns meses de antecipação.

Como consultar IPVA Detran PE 2018

  1. Acesse o site oficial do Detran PE (http://www.detran.pe.gov.br/)
  2. No canto direito da tela digite a placa do seu veículo e clique em “ok”
    Consulta IPVA Detran PE
  3. Você terá o relatório de todos os documentos atrasados e boletos que ainda precisam de quitação
  4. Selecione o do IPVA
  5. Você pode imprimir o boleto

Calendário de pagamento IPVA 2018 Detran PE

O Calendário de pagamento do IPVA 2018 PE é importante porque orienta o contribuinte quanto aos  prazos e quando pode ser pago cada parcela.  O imposto pode ser dividido em no máximo até 3 parcelas iguais.

Cada fim de placa tem um prazo que precisa ser respeitado. Ainda não foi divulgado as datas para pagamento do IPVA e se o adiantamento da cobrança conforme prometido pelo governo pernambucano iria de fato acontecer. Por tanto, ainda segue de referência a tabela de 2017 até que seja divulgado uma nova.

Fique atento, carros com idade superior a 30 anos não precisam pagar o imposto.

Como Funciona o IPVA PE

O IPVA é um imposto recolhido pelo Detran de todos os estados além de Pernambuco.  O dinheiro recolhido é repassado para a Secretaria da Fazenda do estado que realiza a administração do dinheiro para investimento não somente em estradas, vias e ruas como para qualquer setor com necessidades como saúde, educação e setores que fogem da mobilidade urbana.

São mais de 2 milhões de veículos taxados pelo IPVA em Pernambuco. No total, são arrecadados mais de  R$ 1 bilhão para investimento em todas as areas a ser administrado pela Sefaz.

O que acontece se não pagar o IPVA

O não pagamento em dia do IPVA cria taxações para o proprietário do boleto ainda de impossibilitar a realização do licenciamento anual obrigatório no final do ano. Quando o documento não é renovado, o carro se pego numa blitz ou flagrado por um agente de trânsito poderá ser:

  • Retido no pátio do Detran
  • pagar taxas e juros altos diários
  • Cria dificuldades para obtenção de créditos, financiamentos e incentivos por instituições financeiras
  • Pode sujar seu nome
  • Se o carro for apreendido, só poderá sair após a quitação de todas as dívidas veiculares

Manter suas obrigações em dia faz com que você fique mais tranquilo e também contribui para a construção de um trânsito melhor.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply