Consulta IPVA Detran AL

O IPVA (Imposto sobre Propriedades de veículos automotivos) é um imposto arrecadado e utilizado por cada estado e o Distrito Federal. Ou seja, somente eles possuem a competência para instituí-lo. A arrecadação do IPVA é realizada de acordo com os códigos de trânsito brasileiro. Do valor total das arrecadações, 50% fica para o Estado e os outros 50% para a cidade pela qual o carro está registrado. É necessário ter esse débito sempre quitado para que o seu veículo esteja dentro de todas as normas legais para que você possa dirigir tranquilamente.

Não sabe se o seu IPVA esta em dia? Basta fazer uma consulta online!

Como consultar o IPVA pelo DETRAN Alagoas

  • Acesse o link detran.al.gov.br;
  • Clique no ícone “Veículos”;
  • Em seguida “Consulta veículos”;
  • Clique em “IPVA”;
  • Preencha com o Renavam e a placa do veículo e clique em “consultar”.

Feito isso você terá em mãos a guia de pagamento. Fique sempre atento as datas de vencimento. Com esse mesmo procedimento, você irá verificar se o pagamento foi efetuado e se já houve a baixa.

O que ocorre se o IPVA não for quitado

Quando o IPVA não é quitado, o proprietário do automóvel não poderá licenciá-lo. Sem o licenciamento, além receber uma multa, perderá pontos na carteira de habilitação. O carro corre o risco de ser apreendido e você só poderá retirá-lo após quitar todas as dívidas — O IPVA e também as diárias que o carro ficou apreendido. Além da taxa de guincho para retirá-lo.

Em caso de acidentes, por exemplo, onde tenha vítimas você será o principal responsável e irá pagar uma indenização aos devidos.

Para pagar o seu IPVA atrasado você terá que ir até o DETRAN- Departamento Estadual de Trânsito e lá será indicado o procedimento que terá que fazer. O valor da dívida será avaliado e então será emitido uma guia de pagamento de quitação para a regularização a situação.

Pontos na carteira

Quando o motorista acumula 20 pontos em um período de um ano ele poderá ter sua carteira suspensa e com isso não terá permissão para dirigir. Se condenado, poderá ser suspenso de 1 mês a um ano dependendo do caso. Isso tudo vai depender do processo do DETRAN.

Será necessário também fazer um curso de reciclagem em uma autoescola. É importante que todos saibam que todo condutor tem direito a recorrer às multas caso acredite que seja um erro. Para que isso ocorra é necessário você entrar com um recurso no órgão onde a multa foi redigida.

Enquanto existir o procedimento de solicitação de recurso, os pontos ficarão suspensos para que seja avaliado se a multa condiz ou não. Se o recurso for negado, os pontos passam a ser contados após o julgamento final.

Agora que você já tem todas essas informações é importante que você quite sempre todas as dívidas do veículo para que possa dirigir com tranquilidade e estar dentro de todas as normas do trânsito.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply